As fotografias que você vai se arrepender são aquelas que deixou de fazer.

Minha foto
"Este é o blog da Joice Bernardi, psicóloga e fotógrafa. Tem um toque que vai além do profissionalismo. Tem o "penso" da hora. Do trabalho planejado e também da aceitação do inusitado. www.joicebernardi.com.br - Vale a pena conferir - é um início que já aponta o desenrolar da história." Maro Silva

16 junho 2011

- DO LADO DE DENTRO

Senta que lá vem história:
Desde março, quando eu tinha alguma hora de folga, corria para a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) para fotografar os alunos em suas atividades.
Tudo começou no ano passado em um curso que fiz da Parceiros Voluntários juntamente com a Marta, diretora da APAE. Lá, participamos de uma dinâmica em que deveríamos trocar ‘saberes’ entre as entidades. Na época eu trabalhava no Abrigo- Lar Transitório como psicóloga, e eu e a Marta fizemos a nossa troca. Ofereci a fotografia, com o intuito de trabalhar com os alunos a autoimagem e etc (na época nem pensava em fotografar profissionalmente e sequer tinha uma máquina fotográfica) em troca de uma oficina de pintura com as meninas do Abrigo.
O tempo passou, mas a ideia não saiu da minha cabeça.
No início do ano letivo procurei a direção da APAE para colocarmos em prática o nosso projeto. Desde então, surgiu a possibilidade de criarmos uma exposição no Chá da APAE (que acontece rigorosamente todos os anos) e também poder espalhar as imagens pela escola para que os alunos tivessem a oportunidade de se ver, explorando de diversas formas as imagens obtidas do decorrer destes meses.
Pois então. Hoje aconteceu o Chá da Apae.
Foi muito intenso esse tempo em que estive próxima dos alunos e também dos funcionários. É uma convivência deliciosa. Nunc a fui tão bem recepcionada em um local como fui lá com aquelas crianças, adolescentes e adultos. A cada chegada eu recebia abraços e sorrisos sinceros. É um local recheado de pessoas felizes.
Tenho planos de retornar agora e trabalhar com eles utilizando as fotografias, acredito que vai ser bem importante dos alunos terem esse retorno (apesar de que quem mais precisa ser trabalhado somos nós mesmos que estamos DO LADO DE FORA).

Vou mostrar para vocês o resultado de tudo isso, para que vejam como funciona DO LADO DE DENTRO. 
Uma história que não para por aqui.

 
















* agradecimento especial a Casa SanMartin que cedeu as janelas e porta.


15 comentários:

  1. Que coisa mais linda, minha amiga! Deve ter sido teu trabalho mais recompensador! Um retorno incalculável! Parabéns pela iniciativa e pelo resultado maravilhoso!

    ResponderExcluir
  2. Filha, tenho um orgulho enorme de teu trabalho. Amo a tua sensibilidade, e esta exposição demonstra muito bem a tua alma. Maravilhosa. Espero mesmo que tu consigas mostrar para muitos este DO LADO DE DENTRO tão lindo.,
    Beijos amada.
    Mami

    ResponderExcluir
  3. Joice! que trabalho lindo! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Lindo, lindo, lindo!Lindo texto, ideia, fotos, iniciativa, sensibilidade e gesto humanitário.Este lado, (o de dentro)é encantador e tu conseguiste captar a alma dessas crianças pela lente da câmera!Para mim, todos eles são crianças pela pureza e ingenuidade que possuem.Me arrepiei e me emocionei mais uma vez ao ver as fotos! Agradeço por ajudar a mostrar um lado mais bonito da vida deles!Te desejo sorte e sucesso e permanência da tua "inteligência emocional". Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Pretinha, Bruna e Mãe, obrigada pelo comentário de vocês.
    Clarice, que bom que gostou do resultado. A beleza das fotos está no trabalho lindo que vcs desenvolvem lá. Obrigada pela ajuda aquele dia e parabéns pelo teu trabalho. Beijão

    ResponderExcluir
  6. Joice parabéns pelo lindo trabalho!Essas fotos maravilhosas tocam fundo na alma da gente e emocionam!

    ResponderExcluir
  7. Joice, parabens pelo trabalho. Ficou lindo e as fotos maravilhosas.
    Um reconhecimento importante e um tanto especial.
    Bj, Luciana Vieira da Cunha

    ResponderExcluir
  8. Lindo trabalho! Parabéns!
    Saudade!
    Beijão, Luisa Aita.

    ResponderExcluir
  9. Vivian Paludo Landskron17 de junho de 2011 às 15:30

    Belo trabalho!!!!!!!! Admirável a tua sensibilidade em retratar tão bem o que envolve as pessoas e o trabalho da APAE. Sem palavras, as imagens já dizem tudo!

    ResponderExcluir
  10. Joice, querida!
    Que trabalho lindo! Estou emocionada em ver as fotos, teu olhar resultando em um trabalho belíssimo! Parabéns! Bjs e cada vez + sucesso, Gabi Donicht.

    ResponderExcluir
  11. Tu é absolutamente maravilhosa. E tudo aquilo onde tu coloca tuas mãos fica perfeito. Conseguiu me prender, mais uma vez, e numa sexta à noite...

    ResponderExcluir
  12. Amei a ideia, as fotos, o modo de expô-las! Parabéns, fico encantada com tua sensibilidade! Bjs! Mariana

    ResponderExcluir
  13. Parabéns Joice, muito lindo seu trabalho!! bj Alessandra Horbach

    ResponderExcluir
  14. Oi Joice amei a foto do Ruan pulando na piscina!! Parabéns por tua sensibilidade e carinho para com essas pessoas tão especiais que Deus colocou em nosso caminho! Beijão

    ResponderExcluir