As fotografias que você vai se arrepender são aquelas que deixou de fazer.

Minha foto
"Este é o blog da Joice Bernardi, psicóloga e fotógrafa. Tem um toque que vai além do profissionalismo. Tem o "penso" da hora. Do trabalho planejado e também da aceitação do inusitado. www.joicebernardi.com.br - Vale a pena conferir - é um início que já aponta o desenrolar da história." Maro Silva

24 junho 2011

- Foto de família.

Eu amo de paixão fotografar relações (e suas peculiaridades).
Sejam as relações entre casais, o namorado e namorada, a mãe e o filho,  a gestante com seu bebê vendo a barriga crescer, o bebê recém nascido interagindo com seu sono profundo, o aniversariante com os convidados, a formanda com as amigas e assim vai.
Dentre estas relações, fotografar uma família completa é muito bom!
Famílias interagem, e muito! Eles se abraçam, implicam um com o outro, dão beijinhos, naturalmente fazem caretas, puxam o cabelo, olham forte nos olhos...

Foi assim com o Alan, a Fernanda e a Maria Laura.
Acredito que fotos assim, um dia serão relíquias, lembranças imprencindíveis que podem permanecer por muitas gerações.

O trio em questão além de tudo é muito belo. Uma família linda de dar gosto!
Foi um prazer registrar as bricadeiras e os sorrisos deles. A Maria Laura se deliciou maquiando a mãe. Parecia que ela estava brincando com uma boneca gigante hehe Não queria saber de ir embora e terminar com a brincadeira.


































16 junho 2011

- DO LADO DE DENTRO

Senta que lá vem história:
Desde março, quando eu tinha alguma hora de folga, corria para a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) para fotografar os alunos em suas atividades.
Tudo começou no ano passado em um curso que fiz da Parceiros Voluntários juntamente com a Marta, diretora da APAE. Lá, participamos de uma dinâmica em que deveríamos trocar ‘saberes’ entre as entidades. Na época eu trabalhava no Abrigo- Lar Transitório como psicóloga, e eu e a Marta fizemos a nossa troca. Ofereci a fotografia, com o intuito de trabalhar com os alunos a autoimagem e etc (na época nem pensava em fotografar profissionalmente e sequer tinha uma máquina fotográfica) em troca de uma oficina de pintura com as meninas do Abrigo.
O tempo passou, mas a ideia não saiu da minha cabeça.
No início do ano letivo procurei a direção da APAE para colocarmos em prática o nosso projeto. Desde então, surgiu a possibilidade de criarmos uma exposição no Chá da APAE (que acontece rigorosamente todos os anos) e também poder espalhar as imagens pela escola para que os alunos tivessem a oportunidade de se ver, explorando de diversas formas as imagens obtidas do decorrer destes meses.
Pois então. Hoje aconteceu o Chá da Apae.
Foi muito intenso esse tempo em que estive próxima dos alunos e também dos funcionários. É uma convivência deliciosa. Nunc a fui tão bem recepcionada em um local como fui lá com aquelas crianças, adolescentes e adultos. A cada chegada eu recebia abraços e sorrisos sinceros. É um local recheado de pessoas felizes.
Tenho planos de retornar agora e trabalhar com eles utilizando as fotografias, acredito que vai ser bem importante dos alunos terem esse retorno (apesar de que quem mais precisa ser trabalhado somos nós mesmos que estamos DO LADO DE FORA).

Vou mostrar para vocês o resultado de tudo isso, para que vejam como funciona DO LADO DE DENTRO. 
Uma história que não para por aqui.

 
















* agradecimento especial a Casa SanMartin que cedeu as janelas e porta.


15 junho 2011

- Recém casados.

Como tinha prometido, vim mostrar as fotos que fizemos uma semana depois do casamento do Lúcio e da Andréa.
No ensaio ficou registrado uma espécie de histórinha brincando com a fase em que eles estão vivendo atualmente. Foi muito divertido!!
Eles pintaram uma casinha como se ali fossem morar. O filho da Andréa, o Dudu, adorou a idéia!
Fizemos também uma 'mini cerimônia' novamente e inventamos uma histórinha com a ida para a Lua de Mel.
A minha intenção era registrar eles trocando o pneu do carro ao invés das fotos na bicicleta. Porém acho que imaginei tanto essas fotos que o pneu do carro deles furou de verdade, atrasando então nossa ida para as últimas fotos que no final não rolaram. :(

Olhando as fotos eu sinto saudade daquela tarde. Adorei!